BATE-PAPO com MÁRIO VIANA, o autor conta que em 1990, escreveu sua primeira peça ANNA baseada na tragédia de Anna de Assis, esposa do escritor Euclides da Cunha. Era um projeto (Núcleo dos 10) comandado pelo dramaturgo Luiz Alberto de Abreu. Foi quando se noticiou que a autora Gloria Perez estava escrevendo a trama para uma minissérie na Globo. E conta que quase desistiu do projeto, mas Abreu me estimulou a seguir até o final: “O teatro e a TV contam a mesma história por abordagens diferentes”. Isso me estimulou a prosseguir.
20 de nov. de 2020
MÁRIO VIANA E SEU TEXTO ANNA
ANNA GANHA DIVULGAÇÃO NO OBSERVATÓRIO
Muito feliz! Ganhamos matéria no Observatório do Teatro! Agradecida e, parabéns Mário Viana!!
"Baseada na trágica história de vida de Anna de Assis, ex-esposa do escritor Euclides da Cunha (1866-1909) que, ao se apaixonar por um jovem cadete, viu nascer o estopim de suas tragédias pessoais.
Em Anna, Viana narra o encontro da personagem com antigos fantasmas em sua vida, como a mãe, o cunhado doente, o marido, morto após se envolver em uma briga com o amante da esposa e o filho, morto pelo mesmo motivo, após tentar vingar a morte o pai.
A obra ganhará leitura cênica online neste sábado, 10, com transmissão no perfil oficial da atriz Vera Lúcia Ribeiro, que encabeça o elenco formado ainda por Gustavo Moura, Valdir Rivaben, Jonathan Well e Selma Luchesi. A direção é assinada por Gonzaga Pedrosa e a sessão gratuita acontece a partir das 19h."
Disponível no link:
ANNA - TEXTO DE MÁRIO VIANA
Ao trazermos à tona um episódio sobre ANNA esposa do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na época, também um militar, trazemos a história para este momento, acredito, muito propício. Afinal, estamos vivendo um retrocesso nas conquistas da liberdade da mulher, uma insistente volta à moral conservadora familiar com aspectos religiosos e o persistente machismo. O marido sente-se no direito de “lavar a honra” caso se sinta traído pela esposa. Depreende-se daí inúmeros atos violentos contra a mulher, arrancando-lhe seus direitos, como se ela fosse propriedade do homem. Além disso estamos assistindo um quadro político militar conservador sendo amplamente instalado no país, incentivando exatamente essa violência à mão armada, exercendo poder contra a liberdade humana e suas escolhas.
ANNA - LEITURA DRAMÁTICA
A Leitura Dramática de ANNA, texto de Mário Viana, foi realizada no dia 10 de outubro as 19h via online pelo endereço da atriz; veraluciaribeiroatriz no Facebock, viabilizado pelo Teatro Flávio Rangel da Secretaria de Cultura do Município.