30 de jun. de 2020

Processo de Investigação Cênica

A atriz, cantora e produtora Vera Lúcia Ribeiro tem, hoje, sua defesa de MESTRADO em artes cênicas agendada para 22 de outubro de 2020, com a pesquisa sob o título CORPO-VOZ-IMAGINAÇÃO: MEDITAÇÃO ATIVA DO OSHO NO PROCESSO CRIATIVO DA ATRIZ. A pesquisa tem como alicerce as meditações ativas para o preparo e processo criativo de atrizes e atores e assim tem sido levada para a cena contemporânea. 
A dissertação de mestrado conta com o experimento cênico TRAVESSIA PELOS 7 CHACRAS como obra final, e que, resultou em uma linguagem de teatro performativo. Porém, com a atual situação da pandemia COVID-19 não será possível realizar a apresentação para a banca de mestrado. Como esta pesquisa demonstra não encerrar-se com a conclusão do mestrado, o projeto segue em busca de editais culturais para viabilizar a construção do espetáculo e contará com o olhar artístico de Rubens Rusche.


O experimento cênico conta com sete cenas geradas ao longo de um estudo com mais de cinco anos, ou seja, muito além dos dois anos e meio do mestrado em curso na UNESP-IA iniciado em 2018. 

 




Neste ano de 2020, com o fechamento desse ciclo acadêmico, a "Cia VER a LUZ"  volta aos projetos teatrais.
Além do espetáculo solo, em questão, inicia um projeto de leitura dramática do texto ANNA de Mário Viana, com direção Gonzaga Pedrosa, e os atores Gustavo Moura, Valdir Rivaben, Jonathan Well e atriz Selma Luchesi, que será apresentado via on line ao vivo, pelo teatro da prefeitura de São Paulo Flávio Império. O texto é inspirado na história de Anna, esposa de Euclides da Cunha e a tragédia que envolveu o casal. Anna tinha um amante e o relacionamento foi descoberto pelo marido (Euclides da Cunha), este decide por fim na traição e, de posse de uma arma, segue para matar o amante. Ocorre uma grande tragédia vindo a morrer o próprio marido, e mais o mesmo ocorre com o filho de Anna. Após a tragédia com a morte do marido, Anna se casa com o amante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário